Carboidratos à noite engorda? Tudo que você precisa saber

Você provavelmente já escutou alguém dizendo que carboidratos à noite engorda e devem ser evitados a qualquer custo no período da noite, porque ele viu em algum lugar ou falaram para ele que seu organismo não irá conseguir queimar os carboidratos a noite que são ingeridos por que seu corpo vai está em repouso e etc.

O que poucos sabem é que os carboidratos possuem um papel de extrema importância para todos nós.

Mas qual a importância dos carboidratos para nosso organismo?

Esses queridos nutrientes são as principais fontes de energia para o nosso corpo. Um dos maiores aliados quando se trata de atividades físicas ou atividades corriqueiras do dia-a-dia.

Além disso tem como função nutrir nossas células. E quando o corpo não encontra carboidratos necessários para se nutrir? Simples, nosso organismo passa a utilizar proteínas e gorduras como fonte de energias, o que acabam ocasionando a perda de massa muscular.

De onde veio essa teoria que “comer carboidratos à noite engorda”?

A fim de avaliar essas teorias, já digo em ante mão que carboidratos a noite são recomendados sim. Esta especulação vem de alguns “especialistas” que dizem: “Pelo fato do seu corpo está em repouso na hora de dormir, as chances de acumulação de gorduras em nosso corpo em comparação se eles fossem consumidos durante o dia é muito maior, onde teriam uma maior probabilidade de serem queimados”.

Essa ideia de que você deve evitar carboidratos à noite, porque seu metabolismo desacelera e você não vai “queima-las” definitivamente não possui nenhuma base científica.


Confira também


Então, comer carboidratos à noite engorda?

Com certeza NÃO! O que vocês precisam entender que as reduções de gordura não provem do corte deste nutriente à noite, mas sim realizar a redução de calorias em sua dieta diária, complementando-as com proteínas saudáveis assim como gorduras boas e carboidratos complexos, que são aqueles de alimentos de baixo índice glicêmico – Aveia, frutas, batata doce, leite integral ou desnatado, iogurtes e dentre outros.

Os alimentos de baixo índice glicêmico são indicados como um fator importante na sua dieta. Pois estes provocam uma digestão mais controlada dos níveis de açúcar no sangue. Fazendo com que nosso organismo fique saciado por muito mais tempo, além de serem bastante nutritivos por possuírem boa quantidade de vitaminas, fibras e minerais.

Por outro lado os alimentos de alto índice glicêmico, chamados de carboidratos simples, como mel, açúcar, arroz branco, balas, refrigerantes e biscoites, possuem uma rápida absorção no seu organismo, fazendo com que sinta fome mais rápida, além de produzem um aumento da taxa de glicose no sangue.

Não posso deixar de falar aqui que vocês devem se alimentar regulamente, muitos recomendam se alimentarem de 3 em 3 horas. Muitos acham que é idiotice ficar muito tempo sem comer. O que não sabem é que, quanto mais ficam sem se alimentarem, quando forem comer irão sentir mais fome, consequentemente, irão comer mais do que devem. Fora que, ocorre um aumento de cortisol no organismo– hormônio que armazena gordura.

Então se possuímos uma dieta com baixo teor de calorias, com os devidos carboidratos complexos, seguido de uma praticar os exercícios de musculação ou aeróbios, verá um grande resultado em relação a sua perda de gordura.

Por fim, não caiam nesse mito que carboidratos à noite engorda, siga as dicas acima e tenham ótimos resultados.

DEIXE UMA RESPOSTA