Como fazer para ganhar massa muscular – 5 Fatores Importantes

Uma dúvida muito peculiar e também muito discutida no mundo da musculação é sobre o como fazer para ganhar massa muscular. Principalmente para iniciantes, onde acha que irá conseguir um “shape inexplicável” apenas indo academia, treinando de qualquer jeito e tomando seus famosos suplementos alimentares: Whey, Malto, Bcaa e por ai. (Claro que esse é um fator um tanto importante).

Devemos também nos atentar a outros fatores de imensa importância quando nós tratamos neste assunto. Expandir nossos conhecimentos nessa área não é perda de tempo, mas sim um passo a frente de muitos que não procuram tal conhecimento. Então sem mais delongas, confira alguns fatores que influenciarão bastante em como fazer para ganhar massa muscular.

 5 Fatores importantes sobre como fazer para ganhar massa muscular

1 – Quanto maior for sua força, maior sua facilidade para aumento de massa muscular

Um dos fatores onde muitos erram é aqui. Querer ir a academia e não ter um planejamento de treinamento, ou seja, vai para academia mas não procura em aumentar o peso nos exercícios.

Essa é uma maneira simples (eu disse simples, e NÃO FÁCIL) para se construir músculos, e consequentemente adquirir um bom aumento de massa muscular.

Lembre-se que, não adianta somente pegar muito peso. Não vamos generalizar tanto assim. Além de ter que aumentar suas cargas vocês têm que sentir suas fibras musculares trabalharem e claro, executa-lo da forma correta. Tenha em mente que você quer aumentar sua massa muscular e não ser apenas um levantador de peso.

2 – Façam exercícios compostos

Você não precisa necessariamente treinar um músculo diretamente para que ele cresça. Quando você faz um exercício composto como o supino, seus braços estão segurando a barra. Não é apenas o seu peito (músculo alvo) que executa o movimento, deltoides e tríceps auxiliam também neste trabalho e com uma carga muito significativa em relação aos exercícios isolados. Lembre-se, não estou dizendo que você não deve fazer exercícios isolados!

aumento de massa muscular

Além disso, os exercícios compostos aumentam a produção natural de testosterona, que é o principal hormônio masculino e grande responsável pelo aumento de massa muscular. Quanto mais massa muscular é estimulada durante um treino, mais testosterona é liberada. Portanto, realizar esse tipo de exercício é a chave para pessoas que visam em como fazer para ganhar massa muscular


Veja também


3 – Não adiantar passar horas e horas na academia treinando

Muitos pecam aqui, onde acham que quanto mais horas passam na academia, mais irão adquirir massa muscular. E aqui está um erro fatal.

Várias pessoas que treinam assim (e digo isso pelos 95% dos praticantes) não se concentram na intensidade do exercício, mas sim no volume relacionado ao tempo que passam na academia.

Vale refrisar que não estou me referindo aquelas pessoas que realizam treinos volumosos em quisitos de repetições, onde levam seus “músculos até a falha concêntrica”, estou dizendo dos que vão a academia e passam horas e horas sem sentir nenhuma fibra muscular se micro lesionarem em seu treino. Inclusive, treinos que vão até a falha concêntrica é comprovado cientificamente a presença de elevados ganhos de massa muscular. 

E é aqui que overtraining faz muitas vítimas. Vamos pensar um pouco, quanto mais você trabalha um certo grupo muscular, mais fadigado o mesmo irá ficar, consequentemente menos intensidade ele vai ter para continuar pegando a mesma carga com a mesma intensidade com decorrer do treinamento. Simples não é?

“Geralmente um treino eficaz pode ser feito em até 1 hora. Mas claro isso não é uma regra pra todos, isso varia de pessoa pra pessoa. A certeza que tenho é que duas horas treinando o mesmo grupo muscular todos os dias talvez não pode ser tão eficiente assim para maioria dos seres humanos normais”.

treino para ganho de massa muscular

Digo seres humanos normais porque muitos querem se comparar com o Arnold Schwarzenegger, que treinava duas vezes por dia com até duas horas de treino e com uns pesos absurdos. Primeiro, a genética do Arnold é única, segundo, ele era um atleta de alto nível. Eu sei que ele é a inspiração no mundo do Bodybuilding. Mas se comparar com atletas desse nível, pode ser arriscado.

4 – Parem de depender de suplementos

hipertrofia muscular

É meu caro, pode ter certeza que já passei por isso também, assim como muitos já fiquei dependente de suplementos também. Mas você tem que entender que para um aumento de massa muscular ou para qualquer outro tipo de meta, o suplemento é somente um complemento de sua alimentação, o nome próprio já diz o que ele é e o que ele faz.

Eles ajudam? Sim e como ajudam, mas ficar dependente deles não é a melhor coisa que você irá fazer.

Você que está vendo este artigo e tem um amigo que não treina sem um “pré-treino” (existe vários, eu conheço, infelizmente), dê-lhe um conselho de amigo para amigo, e ajude-o a crescer assim como você!

5- Para um aumento de massa muscular é imprescindível ter uma boa alimentação

Não adianta você querer saber como fazer para ganhar massa muscular sendo que não segue este principio. E aqui está a chave para tudo. Tanto para um aumento de massa muscular, quanto para um programa de emagrecimento, a sua alimentação deve está na frente disso tudo.

Se concentre em ter de 5-6 refeições diárias, em um espaço de 2-3 horas para que seu corpo esteja em metabolismo constante e passe assim a construir os músculos desejados.

alimentos para ganho de massa

Mesmo você fazendo o melhor dos treinos na academia ou gastando fortunas com os melhores e mais caros suplementos, os resultados não vão aparecer se você não seguir uma boa alimentação.

Não vou disser o que você tem que comer, porque isso será tratado em outro artigo. Mas tenha em mente que sua dieta deve conter proteínas, gorduras (boas) e carboidratos complexos (com exceção de alguns carboidratos simples), óbvio né? hehehe

Então galera, como já tinha dito antes, não se prenda somente aquilo que você ver os outros fazerem na academia e de qualquer jeito, para um bom aumento de massa muscular existem outros pontos a serem observados também. Espero que este artigo tenha sido produtivo para você e que venha está colocando em prática tudo o que aprendeu por aqui.

Um grande abraço e até a próxima!

DEIXE UMA RESPOSTA