Como tratar depressão com remédios naturais

A depressão afeta muitas pessoas nos dias de hoje onde cresce a cada dia mais e com certeza não irá parar de se evoluir caso as pessoas não tomem uma posição contra ela. E é por esse motivo que trarei a vocês soluções sobre como tratar depressão com remédios naturais.

Muitos procuram medicamentos antidepressivos para trata-las. Enquanto os antidepressivos têm mostrados ajudar as pessoas com depressão moderada a grave, eles são geralmente menos eficaz para aqueles com depressão leve.

O que importa é que a depressão tem que ser tratada o quanto antes, pois caso contrário, pode até levar a morte, visto que uma pessoa que tem depressão em seu estágio avançado tende a ter ataques suicidas.

Entendi, mas como tratar depressão com remédios naturais?

Vamos lá…

1 – Exercícios

Se você se pergunta “como tratar depressão com remédios naturais”, conselho que faça exercícios físicos, estes podem aliviar a depressão de uma forma surpreendente, alterando as substâncias químicas do cérebro chamadas de norepinefrina – regulação do humor e serotonina.

Como tratar depressão com remédios naturais

Ele também pode liberar as endorfinas responsáveis pela estimulação da sensação do bem-estar, conforto, melhor estado de humor e alegria.

P. Murali Doraiswamy, MD, professor de psiquiatria e ciências comportamentais na Duke University School of Medicine, em Durham, NC, recomenda o exercício físico de três a cinco vezes por semana durante 20 a 30 minutos. O exercício aeróbico, como caminhada rápida em uma esteira, é melhor, mas “qualquer tipo de exercício é melhor do que nada”, diz ele.

2 – Terapia de luz

Como tratar depressão com remédios naturais

Durante os dias curtos, escuros do inverno, algumas pessoas são propensas a um tipo de depressão chamado de desordem afetiva sazonal.

Uma maneira de aliviar os sintomas pode ser a terapia de luz, em que você se senta perto de uma caixa iluminada que imita a luz exterior. A terapia é geralmente iniciada com sessões diárias com cerca de 15 minutos que pode ir até 2 horas ao dia.

O tempo depende da gravidade dos sintomas e a intensidade da luz, a qual um médico pode determinar. Embora a terapia não cura a depressão, pode aliviar os sintomas, às vezes depois de apenas alguns dias.

3 – Acupuntura

Tal como acontece com muitas terapias alternativas, não há uma pilha de dados onde comprova que acupuntura alivia a depressão, mas mesmo assim há pesquisas sugerem que poderia.

tratamento para depressão

Um pequeno estudo da Universidade de Arizona com 33 mulheres com depressão constatou que 64% dos participantes entraram em remissão após a acupuntura, em comparação com 27% no grupo sem tratamento.

Em um segundo estudo no Jornal of Affective Disorders, 70 pacientes com um transtorno depressivo maior onde já tomavam um antidepressivo pareceu mostrar mais melhorias nos que fizeram acupuntura, em comparação com aqueles que não o fez.

4 – Grupos de apoio

Os grupos de apoio costumavam ser padrão em configurações psiquiátricas, diz o Dr. Doraiswamy, mas acrescenta que eles não são utilizados tão frequentemente hoje, embora seja uma excelente maneira de ajudar a tratar formas leves de depressão.

depressõa tem cura

Estes grupos fornecem educação sobre a depressão, comunidades de apoio, bem como a oportunidade de aprender com pessoas que lidam com semelhantes questões.

Como uma alternativa para aqueles que não estão interessados em falar sobre a depressão, Dr. Doraiswamy recomenda apenas encontrar um grupo que compartilha seus interesses, quer se trate de um clube do livro ou yoga.

5 – Terapia cognitiva comportamental

terapia cognitiva mental

Dr. Doraiswamy aconselha a Terapia Comportamental Cognitiva (TCC) para pessoas com depressão. Ela é baseada no fato de que os pensamentos podem desencadear sentimentos.

Ser consciente de seus pensamentos e aprender a mudar padrões destrutivos poderia alterar a maneira como o cérebro funciona e sua reação às situações.

É considerada terapia em curto prazo, muitas vezes com duração de 10 a 20 sessões. Tem sido mostrado ser tão eficaz como medicamentos no tratamento de depressão leve a moderada.

6 – Óleo de peixe

oleo de peixe - depressão tem cura

Este suplemento contém ácidos graxos ômega-3, que são encontrados em peixes, incluindo salmão, atum-voador, e arenque.

Estudos sobre o óleo de peixe não são conclusivos, mas pensa-se que ser deficiente neste ácido graxo em determinados momentos (como durante o pós-parto período) pode causar alterações de humor e depressão.

Foi constatado que pessoas que fazem consumo de alimentos com ômega-3, tendem a ter taxas mais baixas de depressão.

7 – Meditação

Promissora investigação sugere que a meditação pode desempenhar um papel na prevenção da depressão recaída

A investigação incidiu sobre a terapia cognitiva baseada em mindfulness (atenção plena), que combina a meditação tradicional com abordagens cognitivas comportamentais. 

Em dois estudos, as pessoas foram tratadas com antidepressivos até que seus sintomas desapareceram. Então, um grupo continuou a tomar a medicação, enquanto outra foi para terapia de meditação. 

Em um dos estudos as taxas se recidiva para as pessoas que utilizaram a meditação eram os mesmos que aqueles que tomam antidepressivos (cerca de 30%), e menores do que aqueles em um placebo (cerca de 70%).

Não brinquem com a depressão, trate-a quanto antes. Muitas pessoas podem achar que ela vai parar de se evoluir enquanto estão nos primeiros estágios e é ai que se enganam! Procure sempre ajuda, preserve sua saúde e sua vida.

Espero que as dicas sobre como tratar depressão com remédios naturais possa ter sido produtivo para você, é uma satisfação poder ajudar.


Confira também


 

DEIXE UMA RESPOSTA