Exercícios para gordura localizada: Mito ou verdade?

Hoje muitas pessoas tem se perguntado se existe exercícios para gordura localizada. Porém o que muitos não são informados é que a queima de gordura localizada não passa de um Mito inventado há muito tempo atrás pela mídia para vender seus produtos milagrosos.

Pela internet são oferecidos vários métodos e diferentes “exercícios para gordura localizada”, o que chama atenção de muitos que são inocentes neste assunto.

Sem saber do que se trata, ao ver aqueles persuasores e animadores vendedores lhe oferendo um produto ou um método que irá fazer você perder 5 cm de cintura em 1 semana, por exemplo, acabam adquirindo o produto e no final acabam se arrependendo, porque perder gordura vai muito mais além do que um simples método.

Estudos científicos revelam que exercícios para gordura localizada é um mito

perder gordura localizada

Um estudo realizado em 2007 conduzido pela Universidade de Connecticut realizaram testes com 104 participantes durante 12 semanas supervisionados ao programa de treinamento de resistência, onde o braço não dominante fosse exercido de forma condicionada. A avaliação de gordura subcutânea, antes e depois do programa revelou que a perda de gordura foi generalizada, em vez de ocorrer apenas no braço treinado.

Outro estudo realizado em 2011, publicado no Journal of Strenght & Conditioning Research, revelou em um treino de abdominal feito por 6 semanas não foi o suficiente para reduzir a gordura subcutânea abdominal. Já podemos deduzir por aqui que exercícios abdominais não fazer queimar gorduras localizadas nesta região, muito pelo contrário.

Por que exercícios para gordura localizada não passa de uma superstição?

Acontece principalmente por questões fisiológicas. Os lipídeos que são contidos nas células de gordura são existentes numa forma conhecida como triglicerídeos (forma pela qual a gordura é armazenada no organismo).

As células musculares por outro lado, não conseguem usar os triglicerídeos diretamente como combustíveis. Seria a mesma coisa de tentar ligar um carro somente com petróleo.

Em vez disso, a gordura é dividida em glicerol e ácidos graxos livres, que em seguida entram na corrente sanguínea. Como isso, os lipídeos quebrados para ser usada como combustível durante o exercício físico pode vir de qualquer lugar do nosso corpo e não apenas de uma parte específica que está sendo mais trabalhada.

Portanto a gordura se resume não a exercícios direcionados a certo grupo muscular, mas o princípio básico de quantas calorias você gasta.

Vamos pegar o exercício de abdominais como exemplo:

“Galera, não esqueçam: Assim como qualquer outro músculo, nosso abdome é um músculo formado de fibras musculares. Então exercícios usados diretamente para o abdome irá trabalhar a sua musculatura, mas não o deixará visível se tiver uma camada de gordura por cima dele”.

Então neste caso séria necessária exercícios de abdominais (para fazer com que os músculos apareçam) acompanhados de um programa de queima de gordura (aeróbios) e uma alimentação saudável, que serão os responsáveis por eliminar a gordura de todo nosso corpo, consequentemente da parte do abdome fazendo com que ele apareça.

 

Clique Aqui para pegar 50 receitas que fará você literalmente Emagrecer de Vez

Dicas para uma queima de gordura eficaz

exercícios para gordura localizada

1 – Descubra seu gasto calórico e coma menos que isso!

Não caia na pegadinha de que quanto mais proteínas, carboidratos complexos ou gorduras boas você comer, maior será seus benefícios. Muito pelo contrário, o excesso desses nutrientes gera um grande aumento de gordura em nosso organismo.

2 – Evite ao máximo o consumo de carboidratos simples

Estes carboidratos são digeridos e convertidos rapidamente, produzindo um aumento na taxa de glicose no sangue. São eles, os biscoitos, as balas, massas de trigo, margarina e dentre outros.

3 – Comam pequenas quantidades de refeições, porém com frequência!

O nosso combustível para que realizamos nossas atividades corriqueiras são através dos alimentos digeridos. Ao nos alimentarmos constantemente o armazenamento de gordura é diminuído significamente, nossa saciedade de fome é prolongada por muito mais tempo, nossos níveis de glicemia (açúcar no nosso sangue) é regulado além de manter nosso metabolismo trabalhando diariamente.

O indicado é que nos alimentamos de 3 em 3 horas com 5 a 7 refeições diárias. “Claro que você não vai virar um robô comendo nas horas exatas em seus milésimos de segundos sem nenhum atraso. Mas é por ai que as refeições devem ser feitas ou em menos tempo”.

4 – Esqueça o álcool

Precisa dizer algo aqui? Evite o álcool ao máximo.

5 – Abusem de exercícios aeróbios e intensifiquem o seu treinamento

Aqui é aonde iremos de fato fazer com que nosso metabolismo acelere, fazendo com que a queima de gordura aconteça. Procure sempre um profissional da área para está orientando vocês.

7 – Beba bastante água

No mínimo 2 litros de água ao dia é o indicado para está ingerindo.

Então galera, creio que este assunto polêmico quanto os exercícios para gordura localizada tenha sido esclarecida, espero que este artigo tenha sido produtivo para você assim como foi para mim. Não esqueça que perda de gordura é algo “simples”, mas não é fácil de por em prática e permanecer com ela por muito tempo. Então tenham determinação e fé que vocês conseguem chegar no seu sonhado corpo.

Compartilhem em suas redes sociais. Um abraço a todos!

DEIXE UMA RESPOSTA